#RWSP | Abril

by - 17:00


A maioria dos filmes que vi inspirados em factos verídicos são de terror. Portanto, à partida, iria pegar por aí neste segundo mês do Rewatching Season Project. Mas como eu só costumo ver filmes desse género acompanhado, optei por procurar na Internet filmes baseados em histórias reais, com a esperança de ter visto um filme qualquer genial que pudesse rever. O Spotlight ainda me está demasiado na memória e, apesar de o querer rever, não achei apropriado para o meu mood na altura. Uma outra opção seria o The Walk, mas foi então que me recordei do 127 Hours. Foi precisamente essa a escolha!

127 Hours conta a incrível, mas angustiante, história do alpinista Aron Ralston, que em abril de 2003 partiu sozinho - sem avisar ninguém! - para o meio das montanhas do Utah, nos Estados Unidos. No meio das suas escaladas, ele cai num desfiladeiro isolado e uma das suas mãos é esmagada por uma pedra enorme, mantendo-o preso exatamente onde caiu.



O filme tem pouquíssimas personagens e em 95% do tempo temos apenas o protagonista em cena - ninguém menos que James Franco. A trama retrata exatamente a aventura de Aron e como conseguiu sair dali vivo, visto que estava no meio do nada, sem ninguém e, o pior de tudo, com a mão presa, completamente esmagada. Com pouca comida e água, um canivete dos chineses e pouco mais dentro da mochila, Aron passa cinco dias ali, completamente sozinho e em sofrimento.

Quando a água começa a acabar e já não existe comida, Aron começa a perder a mente sã e somos confrontados com as suas alucinações, os seus desejos e os seus medos. O filme retrata esta história verídica muitíssimo bem, com uma fotografia genial e um James Franco totalmente dentro do papel. Vi o filme exatamente no ano em que saiu, 2011, e já pouco me lembrava de todo o desenrolar da história. Foi excelente recordar esta história de superação. O ser humano é incrível... é  o que eu vos posso dizer.


C U R I O S I D A D E S 

Danny Boyle, que dirigiu Quem Quer Ser Bilionário e Trainspotting, é o diretor de 127 Hours.

Apenas James Franco e Danny Boyle tiveram acesso ao vídeo original que Aron Ralston gravou quando estava preso na montanha. Até então, apenas amigos e familiares haviam assistido.

A câmera usada por Franco foi a mesmo que Ralston usou quando ficou preso.

O filme foi nomeado para seis Oscars, incluíndo Melhor Filme e Melhor Ator (James Franco).

E a mais incrível: Ralston continua a praticar este tipo de desportos. Mas, agora, sempre que sai para algum lado, deixa um bilhete com o local para onde foi.


T R A I L E R


You May Also Like

2 comentários

  1. Adorei o 127 horas e vi-o pela primeira vez este ano. Gosto imenso do James Franco e achei que esteve muito bem enquanto Aron. É uma história de superação incrível.

    ResponderEliminar
  2. Eu já vi esse filme, e é mesmo intenso, tal é maneira como retrata a história real! Confesso que fiquei emocionada com este filme, é impressionante aquilo que ele passou e a força que ele teve que ter.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar